quarta-feira, 2 de junho de 2010

Felicidade!



Olá,olá,Hellooooooo,viemos em Paz!

Diretamente dos meandros da minha caixa d'gua e coração um postzinho.

Já faz um tempo que penso sobre a famosa "Felicidade". Ora,todos a querem,quem não quer levanta a mão? Rá-Rá-Rá...ninguém levantou! Porém a cada dia que passa me sinto mais longe da bichinha,falta-me tempo para viver tranquilo. São inúmeros afazeres: estudar,dar conta da minha iniciação científica,ser filho,irmão,amigo e por aí vai...alguns dos papéis socias me dão felicidade, outros...sei não.

Essa correria do mundo pós-moderno custa caro meu povo e minha póva Rs. Seja isso,seja aquilo,melhore não sei o que lá,mostre firmeza,cuidado... podem estar te superando,faça cursos,melhore o inglês,atualize-se,faça hora-extra,puxe o saco do chefe,abra as pernas para o gerente,enfim...faça o que for preciso para ser o melhor! Não demonstre falhas,não há espaço para perdedores!

No sabado,no ápice da minha crise existencial desse semestre (todo semestre eu tenho uma,é rotina já Rs).Reclamei da vida com a minha mãe e com algo que estava me irritando aqui em casa,soltei até um "vai toma no cú,vai se fuder!",(não falei isso xingando minha mãe,pelo amor da vaca verde Rs) .A crenteaiada agora deve tá de cabelo em pé,"como assim Thiago?" Falei palavrão gente! Sou um ser humano,pode não parecer mas sou.Não consigo ser essa máquina trabalhadora,eficaz e perfeita. Estou desintegrando esses padrões capitalistas e avassaladores que derrubam nossos corações e alma.

Que falta eu sinto de ser simples,de não querer competir com ninguém,de não ter que fazer o melhor,de poder errar,que falta eu sinto de poder ser sincero. Sinto falta de não ter que mostrar esse padrão de santidade que as pessoas "evangélicas" desejam,aquela cara de santarrão,o sorriso amarelo no rosto, o " Eu te amo em Gezuis meu amado" super falso que o Pr. nos manda dizer no inicio do culto.Minha vontade era de dizer: Eu te amo o Car@#&*! Eu não sei nem seu nome e você não sabe o meu e vem dizer que me ama? Ama P$*&@ nenhuma! Mas não dá né gente...

Gostaria de ir na igreja e poder chorar muito no culto,sem alguém colocar a mão no meu ombro achando que estou perturbado ou em pecado,por que não aceitamos as dores da vida? Por que não aceitamos que precisamos chorar,colocar pra fora toda essa pressão que nos impõe? Enfim...para mim isso é a felicidade,ser o que você é,sem reservas,sem luxo,sem mascaras,sem pseudos super homens ou mulheres.

Não vou me atrever a dizer o que é a felicidade,cada um tem um conceito,mas uma coisa ela não é,isso eu posso dizer: ela não é essa coisa egoísta e sem sensibilidade que enclausura nossas vidas devido as barganhas do mundo pós-moderno,ela não é a moça que dorme com o gerente pra subir de cargo,ela não é o chefe que pede pra você mentir pro cliente para não tomarem prejuizo,ela não é a saudade que seu filho sente de você devido suas inúmeras viagens a serviço da empresa,ela não é a falta que seus pais sentem de ti no almoço de domingo,visto que sua vida acadêmica está bem corrida. A felicidade não é as inúmeras vezes que deixei de estar com minha familia para estudar mais e buscar ser o melhor,a felicidade não é as inumeras vezes que servi a homens na igreja achando que estava servindo a Deus,quando na verdade eu servia caprichos mundanos.

Não quero dar uma de "vamos jogar tudo pro alto ".Precisamos trabalhar,estudar,mas é preciso equilíbrio e transparência com o que somos. A felicidade está naquilo em que Jesus projetou e profetizou para nós:

Mateus 5

1¶ E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3¶ Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
fonte: http://www.bibliaonline.com.br

Em algumas versões o Bem aventurado está escrito como "Feliz",então...Feliz o Thiago e você que chora pois seremos consolados.

A felicidade está aí ó,pertinho de nós,mas talvez estejamos ocupados demais e não deixamos ela entrar...


Mafra.


2 comentários:

  1. "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

    (Mario Quintana)

    Ei, Thi, definitivamente, você tem o dom!
    Lindo texto, me identifiquei muitoooo, pra variar né? rs.
    E sabe, em determinados momentos, nada melhor que apertar o botão "Foda-se".
    A felicidade existe, mas não sem antes passar pela tristeza, ela vem acompanhada pelo choro, e como você escreveu, pode se manifestar no consolo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc!! Faz um bom tempo que vivo e penso que nem vc... "VC NÃO É O ÚNICO, E VEJO QUE EU TBM NÃO" rs. Sinto a msm vontade, tanto de xingar e colocar para fora toda minha ira, e me jogar no altar de Deus, chorar e chorar, chorar pelas almas, pelos jovens que vive os msms dilemas que os meus, e outros dilemas piores, como eu tenho vontade.. Já tive oportunidades e fiz na cara e coragem me prostei, adorei, sem reservas! ah como foi bom, e como Deus me abraçou... Uauuuuuuuu nosso Deus é Mara!! rs.. Bom é isso,
    bjos
    cara permaneça assim!

    ResponderExcluir