sábado, 25 de setembro de 2010

Economia e política!


Olá galera do bem,espero que esteja tudo bem...

Ano de eleição,futuro do nosso país em jogo,neste post de quinta categoria uma breve reflexão sobre a economia brasileira.

Estou lendo o livro A formação do capitalismo dependente no Brasil - Ladislau Dowbor - Ed.Brasiliense. Logo na introdução o autor discorre com maestria sobre os princípios para fundamentar uma melhora econômica no país:

" As principais medidas econômicas indispensáveis ao desenvolvimento do Brasil são conhecidas: trata-se,antes de tudo,de reconverter a indústria,a fim de servir às necessidades do povo e não às dos grupos internacionais,e de reconverter a agricultura,para que a terra alimente a população que a habita.Num país onde a agricultura produz para exportar antes de satisfazer as necessidades básicas da população que permanece na miséria e onde a indústria produz para o consumo de luxo antes de produzir o necessário,não há grandes mistérios quanto às medidas econômicas fundamentais necessárias para vencer o subdesenvolvimento.
O verdadeiro problema reside na sua aplicação: a reconversão da agricultura exige a ruptura da estrutura de poder no campo e na cidade e implica por conseguinte,uma revolução agrária.A reconversão da indústria exige exige que esta seja submetida à autoridade do povo, o que não é viável sem a nacionalização das unidades estratégicas e dos estabelecimentos financeiros."

Bom,vale ressaltar que o livro foi publicado em 1982,de lá pra cá a economia brasileira melhorou,porém a famosa reforma agrária não aconteceu, privatizações foram feitas e ainda existem miseráveis em nosso país.

Quero fazer uso desse trecho do livro pra despertar em você, caríssimo leitor, a busca no discurso e nas propostas dos candidatos à presidência, os princípios apontados pelo autor,mais do que buscar no discurso, é importante verificarmos se eles já trabalharam em prol das temáticas abordadas. Pela minha análise a Marina Silva é a que mais se enquadra nesse movimento em prol da igualdade e sustentabilidade no nosso país.Não vou votar nela porque ela se diz evangélica mas sim porque ela demonstra dignidade no trato com nosso povo.

Enfim,atente-se para o futuro da nossa nação,vote com inteligência e justiça,busque informações,reflita sobre elas e não seja massa de manobra.

Mafra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário